Notícias de Aguiar

Festival Nacional de Desporto Sénior proporciona três dias recheados de atividades e animação

Decorreu nos dias 1, 2 e 3 de maio o Festival Nacional de Desporto Sénior em Vila Pouca de Aguiar, envolvendo um programa diverso de atividades físicas num evento que envolveu desporto, saúde, cultura e contacto com a natureza.

O festival foi aberto a toda a comunidade e partiu de uma proposta da Universidade Sénior Terras de Aguiar (USTAG) com o intuito de comemorar o Dia do Desporto Sénior, em parceria com a Rede Nacional de Universidades da Terceira Idade (RUTIS). O evento contou com o apoio da Câmara Municipal de Vila Pouca de Aguiar, da Junta de Freguesia de Vila Pouca de Aguiar e do Agrupamento de Escolas do concelho.

“Toda a gente sabe que o desporto é bom para a saúde”

Teresa Gonçalves, mais conhecida por Professora Teresinha, é diretora da USTAG, cargo que ocupa há nove anos. Impulsionadora do Festival Nacional de Desporto Sénior, é da opinião de que “nos dias de hoje o desporto está a ser mais vulgarmente utilizado, principalmente pelos seniores, mas até aqui não se verificava e nós viemos reforçar um pouco mais essa tendência, que acho ótima, e toda a gente sabe que o desporto é bom para a saúde”.

No caso do desporto para a população sénior, há que haver algumas adaptações, como refere a Professora Teresinha, onde a atividade física tem de ter “peso e medida porque já têm outras limitações devido a alguns problemas que surgem com a idade”.

“Para um envelhecimento ativo é preciso haver contactos e convivências”

Este tipo de evento que engloba o envelhecimento ativo e a integração social é relevante, diz a Professora Teresinha. “Achamos que para um envelhecimento ativo é preciso haver contactos e convivências que realmente proporcionam às pessoas uma melhor integração na sociedade. As pessoas precisam de falar, de desabafar, de trocar experiências e saberes e só estando juntos é que isso pode acontecer”.

Envelhecimento ativo e integração social são prioridades no concelho

Para Ana Rita Dias, Presidente da Câmara Municipal de Vila Pouca de Aguiar, o Município pretende aproximar-se e envolver a população mais velha com programas adequados e o festival sénior encaixa-se nesta diretriz. “Esta atividade foi proposta pela USTAG a nível nacional com a RUTIS, e quando me apresentaram o projeto disse logo que sim”. A Presidente reforça ainda que “é de extrema importância estarmos ao lado da universidade e destes projetos no concelho, e haver este encontro de universidades e de gerações mais avançadas, de forma a partilharem momentos de desporto e de lazer. Acaba por ser não só para a parte física, mas também para a parte psicológica e mental de cada um”.

Desta forma, a iniciativa de um festival de desporto sénior insere-se nas prioridades do concelho. “O envelhecimento ativo e a integração social são prioridades no concelho de Vila Pouca de Aguiar desde há alguns anos. O Município está sempre atento às novas atividades que possam ser propostas no concelho, às atividades que possam ser uma mais valia no envelhecimento ativo e tudo o que pudermos fazer para estar próximos desta população, nós aplicamos na nossa comunidade”.

A Presidente da Câmara Municipal de Vila Pouca de Aguiar refere que, mais do que a expressão “envelhecimento ativo” prefere utilizar a expressão “envelhecimento com qualidade” uma vez que “é importante para todos nós, porque temos de pensar que, de futuro, nós vamos ser também uma destas pessoas que vai precisar de ter este envelhecimento saudável, para conseguirmos ter uma qualidade de vida excecional e com respostas para as necessidades de cada um”.

Evento a nível nacional

Ana Rita Dias relembra que sendo um festival nacional, “além de conseguirmos estar com um projeto em rede, em que a Universidade Sénior Terras de Aguiar apresenta às outras universidades aquilo que faz, também as universidades partilham as suas experiências e vivências com os nossos seniores, havendo outro tipo de conversas e socialização a nível nacional”.

Não só este intercâmbio é mencionado, mas também a questão da visibilidade que o evento trouxe a Vila Pouca de Aguiar. “É de extrema importância para o Município mostrar o nosso concelho, mostrar que estamos ativos em todos os patamares, não só nesta parte do Desporto Sénior – nós somos um Município Amigo do Desporto e temos de estar abertos a toda a comunidade – mas também na parte do turismo, da cultura e da história do nosso concelho”.

Retirando ainda o maior partido da magnitude do evento, a Presidente do concelho realça ainda um outro aspeto já que “normalmente estas pessoas têm muita curiosidade em conhecer e até em transmitir e partilhar os conhecimentos e experiências aos filhos e netos e que, certamente, serão um atrativo para outro público também vir ao nosso concelho”.

Atividades do Festival Nacional de Desporto Sénior

O primeiro dia do evento, dia 1 de maio, iniciou com uma caminhada pela Freguesia de Vila Pouca de Aguiar. Apesar de no dia anterior à caminhada ter chovido bastante, deixando a organização preocupada com o piso e o percurso da caminhada, este primeiro dia do evento iniciou com bom tempo. “A caminhada correu bem, o dia esteve muito bom e foi espetacular para a atividade, as pessoas gostaram”, disse a Professora Teresinha. Após a atividade seguiu-se um almoço para reposição de energias que permitiu “conviver porque comer faz parte da integração social”, afirmou a Diretora da USTAG.

Seguiu-se, da parte da tarde, o passeio de E-Bike com a utilização de bicicletas elétricas, e ainda a Aula de Corpo e Mente, com a prática de Yoga, com “uma sala cheia” onde os alunos da USTAG “propuseram que no próximo plano de atividades se integrasse a Yoga”.

O dia 2 de maio começou com a Mega Aula de Grupo, com uma aula de exercícios ao ritmo de música animada que, além dos alunos e sócios da USTAG como plateia, contou ainda com os utentes do projeto Diabetes em Movimento, com o grupo de ginástica da Junta de Freguesia de Vila Pouca de Aguiar e com a Universidade Sénior de Valongo. Esta Mega Aula contou com o apoio do orador José Viana, da Rádio Clube Aguiarense.

Da parte da tarde houve ainda a Super Aula de Hidroginástica e a Tertúlia sobre Envelhecimento Ativo/Saúde, onde se falou e reforçou os benefícios do desporto para um envelhecimento ativo e saudável nos seniores, que se realizou no Auditório da Santa Casa da Misericórdia. A Tertúlia foi ministrada por Luís Jacob (RUTIS), Alfredo Brigas (Município de Vila Pouca de Aguiar) e Anabela Brigas (Enfermeira).

Findo este dia de atividades, realizou-se o jantar onde houve muitos momentos de convívio e animação, dando ainda espaço para um pezinho de dança.

O último dia do festival, a 3 de maio, foi direcionado ao Torneio de Walking Football uma modalidade de futebol que se pratica a andar, sem corrida, envolvendo as equipas de Abambres, Mondim de Basto, Ribeira de Pena, Lousada, Vinhais e Terras de Aguiar. “Quanto ao ganhar, a filosofia deste desporto não contempla quem ganha, não há tabelas para esse registo porque a ideia é jogar”, afirma a direção da USTAG, onde todas as equipas recebem uma medalha.

O festival em números

Apesar de as condições meteorológicas não terem sido favoráveis, os três dias de evento contaram com cerca de 300 participantes. Quanto à organização, estiveram envolvidos dez elementos entre direção, sócios e alunos da USTAG, bem como seis técnicos da área do desporto do Município e ainda a professora de yoga.

Relativamente ao papel da USTAG na promoção de uma melhor qualidade de vida à população, a Diretora desta Universidade Sénior clarifica que “é nosso dever, estando à frente de uma universidade sénior, transmitir valores e dar a conhecer o nosso trabalho também. Estamos abertos e colaboramos com todos, queremos que todos adiram à USTAG e aos nossos eventos, e quanto mais gente melhor, porque é para o bem de todos que nós trabalhamos”.

Contas feitas, “é importante que este evento sirva de exemplo para outros municípios replicarem, no sentido de haver interação entre um público que precisa, muitas vezes, de ter este cuidado para o combate à solidão e à exclusão social, porque acabam por partilhar momentos e viver a vida com mais qualidade e mais felicidade”, sugere a Presidente Ana Rita Dias.

Fotos: USTAG, RUTIS

Exit mobile version